Dor de cabeça, face e pescoço,pode ser problemas na ATM!

A.T.M.

Você sabe qual é a articulação mais usada no corpo? É a ATM – articulação temporo mandibular. Posiciona-se dos lados esquerdo e direito do rosto, a frente a cada ouvido. Conseguimos sentí-la ao abrir e fechar a boca. Cada vez que se fala, mastiga ou deglute a ATM se movimenta de forma simétrica.

Sabe quantas vezes ela se movimenta por dia? Aproximadamente 2000 vezes…

Pode se concluir então que com esse intenso movimento e com uma diversidade de funções tão grande, seja necessário um equilíbrio muscular perfeito.

dores de ATM articulação

Muitas pessoas sofrem de dores de cabeça, ouvido, músculos da face, coluna cervical (pescoço) e coluna dorsal. O que pode estar gerando essas dores são desorganizações de articulação temporo mandibular (ATM), pois, se os músculos e as articulações não funcionarem em harmonia, teremos dores e espasmos.

A má postura, principalmente da cervical, o alinhamento dentário inadequado, apertar ou ranger os dentes, muitas vezes combinados ao estresse, vão gerar dores nos músculos da face, pescoço e músculos que envolvem a cabeça.

Existem vários indicativos de alterações na ATM:

articulação do rosto

  1. Se para abrir e fechar a boca houver um estalido (clique), mesmo que não haja dor, já demonstra problemas na ATM
  2. Se existe uma dificuldade na abertura da boca, pode existir um espasmo da musculatura.
  3. Dor na região do ouvido e, às vezes, na face, cabeça e pescoço.
  4. Músculos da mastigação contraídos.
  5. Dor ao mastigar, bocejar ou abrir a boca ao máximo.

Como acontece?

  • Pode ocorrer um trauma (pancada) direto na articulação.
  • Acidentes de carro, quando a batida é por trás, o brusco movimento da cabeça, para frente e para trás, estica e depois comprime a ATM podendo danificá-la.
  • Má oclusão que significa mordida inadequada ou desalinhamento dos dentes.
  • Ligamentos frouxos que desprotegem a articulação.
  • Doenças reumáticas, genéticas e alterações morfológicas e funcionais.
  • Hábitos parafuncionais que podem causar pressões inadequadas na ATM.

Como previnir?

Verificando sempre que for ao dentista, se os dentes estão em alinhamento perfeito.

Evitando hábitos incorretos tais como: roer unhas, morder objetos, chupetas, chupar dedos, morder lábios, respirar pela boca, segurar telefone entre o ombro e o queixo, mascar chicletes excessivamente, apoiar-se sobre o queixo, mastigar unilateral, ranger os dentes dormindo, fazer apertamento dos dentes.

Como tratar?

É necessário que seja feita uma avaliação passo a passo, para se chegar a um plano de tratamento.

Acredito que não seja uma lesão única, portanto é necessária uma avaliação multidisciplinar que se inicia com o dentista, passando pelo fonoaudiologista, fisioterapeuta e psicólogo para que seja definido o melhor tratamento, uma vez que o ser humano deve visto como um ser global.

Thays Regina Corrêa Baena

fisioterapeuta

thaysbfisio@hotmail.com

www.revistasaude.com.br/subhomes/medicina.shtml

44 thoughts on “Dor de cabeça, face e pescoço,pode ser problemas na ATM!

  1. Esse post veio muito a calhar para mim, j[a que desde ontem estou com uma dor terrivel na ATM, e que agora esta se alastarndo para cervical, bom saber que nao sou a unica eh que isso eh relativamente normal..hehe
    Obrigada por mais uma dica!

  2. achei muito interessante,principalmente porque estou com uma amiga com esse problema vou passar esse blog para ela

  3. Esta semana assisti uma entrevista de uma especialista em dor. Foi no Marília Gabriela Entrevista.
    Ela diz que a dor é uma doença. Toda dor tem que ser tratada. Muitas não tem cura, mas são controladas, dando qualidade de vida ao paciente.
    O que pude entender é que “não é normal ter dor”, “não devemos nos acostumar com a dor”…
    Tem uma campanha que já roda em SP esclarecendo isso à população…ótimo…graças a Deus!

  4. Li os depoimentos, e já estava ficando preocupada, estou com uma agonia, não é dor + incomoda um pouco, como já tive problemas de bruxismo…. estou com a face do lado esquerdo, perto do ouvido e está descendo para o pescoço, é como se fosse uma pressão na cabeça, e as vezes doi a cabeça, como se estivesse uma dor solta atraz.

  5. estou sentindo muita dor de cabeça e noa lado direito da face as vezes tenho a impressão de que tem uma veia inchada no lado direito do pescoço fico desesperada vou ao hospital o médico diz que o o musculo esta inflamada mas só da injeção e volto para casa bem horas depois começa tudo de novo o que devo fazer?

  6. ha um ano e seis meses venho sentindo muitas dores dos lados dos ouvidos, nuca, pescoço e cervical. ja fui em varios medicos; neuro;pisciquiatra; otorrino por fim a varios dentista suspeitanto de atm! ja usei tres mio relaxante. que de principio melhorou minhas dores ;mais sempre volta tudo dinovo !ja coloquei aparelho que na manutençao diminui as dores depois volta dinovo ; ja não sei mais o que fazer! por fim ja procurei um reumatologista suspeitando de fibromilgia!!!ja estou esgotada meu piscicologico ja estar abalado .alguem pode mim ajudar???

  7. Tenho dores de cabeça todos os dias, dores no pescoço, na face, sinto meus dentes travarem, já não aguento mais essa dor, preciso de tratamento certo, passo com um neuro ele diz que é enxaqueca, me receitou topiramato. Por favor me aconselhem ao que fazer. Obrigada

  8. A dois anos fui diagnosticado com dtm, ja passei por varios medicos e na ultima ressonancia um especialista constatou que minha articulação estava preservada e normo posicionada, dtm eu não tinha! mas de onde vinham as dores? segundo ela do mal posicionamento dos dentes, vou colocar aparelho e fazer acumputura, dizem que ajuda! tenho fé de que vou ficar bom, entendo o sofrimento dos colegas que postaram aqui, cheguei a tomar remédio controlado, ter confusão mental e ja ouvi uma pá de profissional não qualificado dizer que eu não tinha nada que era nervosismo, ansiedade. Aos colegas eu só posso dizer que TENHAM FÉ EM DEUS, não percam as esperanças, busquem, pesquisem, fé guerreiro (a), não baixe a cabeça, força, não ha sofrimento que dure para sempre. Eu estou nessa situação e sei que é dificil, ha dias que trabalho aos impurrões se pudesse nem da cama me levantava, mas acredite quando se entrega os pontos qualquer problema se torna maior do que realmente é. Em nome de Jesus esse sofrimento meu e seu vai chegar ao fim.

  9. gostei dos esclarecimentos nao sabia que tinha que procurar um fono eu tenho e no comeco sofri com muita dor nao conseguia abrir a boca entao para quem so escuta o estalo aconselho procurar ajuda

  10. nossa,to igual a vc cristiane,nao to aguentando+sinto dores no pescoço,na cabeça, no ombro,nas costas, oq vc fez? ja q passaram muito tempo????????

  11. sinto muitas dores no pescoso subindo pra cabeça as veses dar dormencia na face oq devo fazer

  12. Tamara,

    Tudo bem?

    A melhor coisa a fazer é procurar ajuda médica. Um bom dentista pode te dar o começo do caminho, assim como um ortopedista e um fisiotetapeuta.

    Boa sorte.

    bjs

    Ateliedenovidades

  13. adorei todas as dicas pois passo por todas essas dores terriveis e todas as dicas faz sentido bj.boa sorte a todas.

  14. teho sentindo um desconforto na região do pescoço como se estivesse precionando meu pescoço do lado esquerdo torax dolorido dora nas costas o meio das costasdoi demais desconforto entre pescoço e ovido muita dor no corpo…dor no alto da cabeça e por tras da cabeça tambem…me ajude me dando retorno por favor…

  15. Há exatamente 8 meses venho sentindo mtas dores na região final da coluna cervical entre a cabeça,que irradia para os ouvidos,braços e face.já fui em vários médicos inclusive retirei um dente inciso para descobrir se ele era a causa,ainda falta mais 3.não aguento mais tive que me desligar do meu emprego pois as dores aumentam ao acordar e ao ir me deitar,causando confusão mental,stress e cansaço.sinto como se meus ossos estivessem podres principalmente na região do pescoço,ao abrir a boca e tbm nos joelhos.lembro-me que as dores tiveram inicio e duas semanas dpois começaram a nascer meus dentes incisos pode ter algo a ver? tbm foi bem na época em que mudei de setor no trabalho e comecei a trabalhar sentada.

  16. muito boom esse blog me ajudou bastante… estou cm esses sintomas a dias, e estava muito preocupada… obrigado pelo esclarecimento…

  17. oi Adorei esse blog, a algum tempo venho sentindo dores no lado esquerdo da face, dores no pescoço e um zumbido no ouvido, tbm quando abro minha boca faz um barulho, pensei ate que tivesse com uma coisa pior na cabeça.

  18. Oi tenho muitas dores de cabeça da hora que acordo até a noite e a noite acordo devido as dores,já me tratei no centro da dor em um hospital Porto Alegre não obtive resultado,tenho tds os sintomas da ATM agora estou com esperança,já marquei um bom dentista tenho certeza que vou ficar sem dores.Bj

  19. comeceia sentir muita dor na garganta, agora passou para o ouvido como se estivesse um zumbido dor na face atrás da cabeça o que sera

  20. Ha 4 dias estou sentindo dor no musculo da face do lado esquerdo ate achei que fosse meu dente do ciso mas fui ao dentita ele disse que é uma inflamação no musculo isso seria uma ATM?

  21. tenho muitas dores no pescoço e cabeça já a dias dores ao virar o pescoço e forte dores na cabeça me preocupa isso o que vem a ser

  22. Gostaria de agradecer pois eu nem sabia que existia ATM. Meu marido sente fortes dores no lado direito do rosto e depois de ter lido vi que ele pode esta com um problema na ATM devido a uma pancada, vou marcar um médico logo. Obrigada!!!

  23. eu sinto essa dor no rosto. pensei que era dente cariado l mas eles estao bem e a dor persiste , doi do queixo ate a altura do ouvido e uma dor pulsante e incomoda sera que e tdm passa quando tomo remedio mas volta de novo.

  24. minha mae nao tem mais dentes usa dentadura ela tem 74 anos e tem um mes que ela sente forte dos nas faces que vem depois passa mais e muito forte ja passei ela em varios especialista e nao descobre o que ela tem o que faço? doi ve-la sofrer. 0 que pode ser?

  25. Adorei este post. Há séculos eu sofro com uma dor de cabeça que dói a minha cabeça, o meu ouvido e o músculo do pescoço e não sabia o porquê. Agora vou procurar um especialista pra aprofundar e saber se realmente é isto.

  26. no mês de julho meu último dente o dente do siso começou a nascer, todos cresceram exceto o do lado esquerdo inferior que começou a doer e incomodar, alguns dias depois ele começou a nascer mas não cresceu, e abaixo dele apareceu um caroço eu estou achando que é o dente que de algum jeito desceu ao invés de subir. Por favor me ajudem! o que devo fazer?

  27. A cerca de 1 ano começei por ter dores no lado esquerdo da cabeça, passado uns meses começou a “doer” o ouvido, não é dor é uma sensação estranha fica quente assim derepente se me deitar para o lado esquerdo ele fica quente se eu tocar no ouvido ele fica quente… entretanto a dor foi irradiando para a garganta parecendo que o musculo tava tenso, toda a gente dizia que era o dente do siso inferior, em Julho passado extrai o dente. Até hoje ainda tenho dores, cada vez pior no ouvido e pescoço/garganta, tudo do lado esquerdo. Fiz exame bucal acusou nervo calcificado, mas o medico disse que não era isto que causava essas dores, depois fiz um TAC ao craneo, e o que o medico me tem vindo a dizer é que está tudo bem, nada de anormal. Já não sei quem procurar mais. Se alguem souber me diga.

  28. meu pai fez transplante dentario,agora sente dores fortes ao lado direito da cabeça ,no ouvido,no pescoço,mas ele tem pontes safenas no coração,sera que pode ser ATM ou esta relacionada ao coração?

  29. Meu pai fez transplante dentario, agora sente dores fortes ao lado direito da cabeça, a cima da cabeça, ouvido, pescoço,sera que pode estar relacionado as cirurgias do coração ou pode ser ATM?

  30. Claudia, Tudo bem? O ideal é procurar um médico e fazer os exames necessários.
    Boa sorte e saúde para seu pai.
    Abraços
    equipe atelie de novidades

  31. Estou sentindo umas dores na nuca,pescoço,e garganta ja faz quase um mês,estou preocupado já,alguem pode me ajudar…….

  32. Sinto dores de cabeça, face, olho, dentes e irradia para o pescoço e ombros, tudo do lado esquerdo. Um médico solicitou tomografia e após exame falou que não tinha nada, já fui no fonoaudiologo e nada. Qual especialista devo procurar?

  33. Jarilene,

    Vc deveria procurar um dentista e um fitoterapeuta, fono é sempre uma boa opção. Um ortopedista tbm pode ajudar.

    Boa sorte.

  34. Já faz uns 4meses que sinto uma dor do lado esquerdo da cabeça que pega cabeça,pescoco,garganta,já fui a vários médicos e nada,otorrino fez videolaringoscopia que acusou calo nas cordas vocais,dentista falou que é ATM.e o cirurgião de cabeça e pescoço falou que eu não tenho nada,estou perdido,alguém pode me indicar algum especialista que devo procurar agora…..

  35. sinto estas dores tambem sinto muita dor na garganta e pescoço parece que esta presionando a garganta …

  36. Bom dia, galera tbm sinto muitas dores no ouvido direto, pescoço e etc. Fui em varios especialista clínicos. .ortopedista .gastronômico. otorrinolaringologista. Cheguei a ficar internado fiz vários exames e tudo normal entrei em pânico e fui em caminhado para o pisciquiatra e psicólogo e eles falaram que era ansiedade. . Pois em fim tomo rivotril em gotas e por último fui em caminhado para um dentista especialista dessa area um bucomaxilar … dia 22 as 18:00 agora sim estou tranquilo pois ele resolverá meus problemas , nosso Jesus Cristo está no controle amém …….. pessoal que estive

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>